segunda-feira, 9 de junho de 2008

crítica da crítica literária


o suplemento " Prosa & Verso" do jornal O Globo, de 07.06, críticos e escritores discutem o estado atual da crítica de literatura feita no Brasil.Um triplo clichê marca parte dos comentários : o das universidades autocentradas, o da imprensa festiva e o dos blogs desqualificados. No "Prosa & Verso" , artigos e entrevistas de escritores, críticos e pesquisadores expõem suas opiniões sobre os méritos, vícios e limitações da crítica brasileira, em seus vários espaços.

a oportunidadeé propícia a Pandora -- modestamente - também 'pôr uma colher' na questão.


Considerações à margem de uma crítica literária

De um crítico literário, ou resenhista, requer-se __ ou melhor, exige-se __ que entenda o projeto do Autor e o examine dentro dos limites de sua proposta, entendendo-o e interpretando-o dentro do cenário estrutural e/ou conjuntural e das tendências da literatura nacional ( e, quiçá, internacional).
O exame de um trabalho literário conduz a questões fundamentais : o que quer o Autor, o que se espera de um Escritor ? qual seu tema, que estilo e que gênero moldam sua obra? tem ela ritmo de ação ou privilegia a introspecção, a reflexão ? a narrativa é linear, direta, fluente, ou são utilizados recursos de fragmentação e flashback ? incorre em experiências de linguagem ? trata-se de uma tragédia, ou uma comédia, um drama ou melodrama? romance ‘asséptico’, romance histórico, romance filosófico ou romance psicológico?
Afinal, para que se escrevem e se lêem romances ( ou novelas, ou short stories; obras ficcionais ,em suma)? Por duas razões, sentencia Italo Calvino : “para se escapar de uma realidade ou para se opor a ela.”
Se o Autor não possuir o necessário embasamento (e talento) para o exercício literário, projeta em suas tramas e estórias muitos (ou todos) de seus problemas psicológicos, de carência, ou rejeição, suas frustações e neuroses.
Fazer literatura __ de quilate, valor e consistência __ não requer apenas boas intenções e rompantes de momento. Argumentos pseudo-instigantes, temas pretensamente complexos, tramas artificialmente densas também não bastam; da mesma forma não serem suficientes per si formas e estilos ditos ‘modernos’, [ou melhor (pior) ‘pós-modernos’ __ termo da moda ] narrativas fragmentadas, acrobacias retóricas, linguagens figuradas, firulas estilísticas. O denominado ‘pós-modernismo’ que infesta a literatura atual, advindo do nouveau roman francês, é tão malévolo e infeccioso quanto o amadorismo e o despreparo, a ingenuidade e a fragilidade na criação da coisa literária.
A pretensa ‘modernidade’, ao que parece, seria __ na ótica dos atuais escritores e candidatos a escritor, no Brasil :
a) utilizar temática ‘contemporânea’, urbana, citadina, retratando “a vivência vertiginosa nas grandes cidades”, priorizando “as aventuras do corpo” cenarizadas pela metrópole;
b) dotar a obra de estrutura e narrativa fragmentadas, quebradiças, ‘nervosas’;
c) adotar um approach desconstrutivista (e/ou ‘cubista’), subvertendo a linearidade,a uniformidade, a harmonia, o equilíbrio narrativo;
d) povoar a estória de personagens desesperançados, fracassados, angustiados, céticos, decadentes;
e) explorar ad nauseam o erotismo/pornografia, a escatologia, o palavreado chulo, o baixo-calão __ fazendo tudo para “chocar” .
Por outro lado, é bastante comum entre escritores neófitos e pseudo-ficcionistas julgarem que despojamento e linearidade em suas narrativas, simplicidade em suas tramas e enredos, certa ‘aridez’ em seus roteiros e superficialidade na composição dos personagens e na arquitetura dos diálogos insiram suas obras na ‘contemporaneidade’ __ que é outro vetor algo diferenciado do ‘pós-moderno’.
Ainda Italo Calvino vaticina: “a ficção futura tende a investir na rapidez; a narrativa é um cavalo”, tentando explicar uma atual preferência do ‘grande público’(ou ‘leitor comum’) __ esta entidade abstrata que parece cada vez mais balizar e orientar o setor editorial__ por obras que “carreguem o leitor a galope”. A velocidade do relato, a maneira avoada como se atravessa os acontecimentos __ manifestação de uma certa ‘sedução do cinema’, intensa hoje em dia __ caracterizam boa parte da produção literária do momento, resultando na adoção, entre outras nefastas consequências, de uma linguagem utilitária, pobre, desprovida de criatividade. A pressa, o açodamento, a atenção dispersa, a concentração inexistente no trato da matéria literária estabelecem um jogo leviano com o que se pensa equivocadamente ser ‘contemporâneo’__ e criativo, bom, de qualidade. Não , não é.

Vivemos __ para o bem ou para o mal__ um período de pluralidade complexa, de coexistência confusa de caminhos diversos. E as tendências anunciam o advento de uma narrativa de ritmo acelerado __ e descompromissado __ em que o descartável, o ruim, o medíocre, tornam-se tema, forma , conteúdo e modelo.

Nenhum comentário: