quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Lima Barreto, feminismo, voto feminino


pelos 80 anos do voto feminino no Brasil
 objeto e lema da principal bandeira feminista nas primeiras décadas do século XX,  luta capitaneada por a Deolinda Daltro e  Bertha Lutz , teve em Lima Barreto ferrenho opositor do voto feminino, do movimento feminista , de Deolinda e Bertha.: suas diatribes estão estampadas especialmente nas crônicas que publicou a 09.07.1921 em Careta, 27.08.1921 em.Careta, 26-27.09.1921 no Rio-Jornal,21.01.1922 em A.B.C., 08.04.1922 em Careta, 16.05.1922 em Careta, 13.06.1922 em Careta
mas convém expor,examinar e elucidar razões,fatores e motivações que levavam um dos maiores escritores brasileiros, ativo pensador e ardoroso defensor das mulheres a tais posturas.

                                                                __________________
Articulista, escritor, pensador, nunca silencioso sobre seu tempo, Lima Barreto  não poderia pois ficar alheio à situação da mulher na realidade social brasileira do início do século XX, época de tantas e profundas transformações na sociedade. Retratou e a fez personagem em contos e romances e escreveu sobre a mulher em artigos e crônicas, publicadas em jornais e revistas — sob um  caráter de ambigüidade,ora a criticando, por vezes atacando, ora a defendendo, muitas vezes enaltecendo : diz-se “antifeminista”, põe-se abertamente contra os movimentos feministas, mas defende a necessidade de instrução para a mulher ; repele o ingresso da mulher no serviço público , mas defende o divórcio ; imbuído da moral do seu tempo retrata a mulher pela ótica comum, mas denuncia sua “absurda” situação de dependência aos homens .
Longe, muito longe da falsa, equivocadissima acusação de  misoginia, posicionava-se  na realidade contra o movimento feminista brasileiro , que ele denominava “feminismo bastardo, burocrata”,não contra as mulheres,e sim como ojeriza aos signos do progresso republicano --  era, antes de tudo, crítico da mulher burguesa, esnobe, e ao contrário simpático à mulher proletária, suburbana. Lima Barreto sempre deu à mulher espaço significativo em sua obra ficcional e não-ficcional: comenta a situação da mulher perante o casamento; a viuvez; as oportunidades educacionais e profissionais; a moral que lhe é imposta pelo duplo valor; a desigualdade de julgamento do adultério masculino e do feminino; o mundo da prostituição e o início do movimento feminista no Brasil.
Se, de um lado, no conjunto de textos sobre feminismo, movimento feminino, voto feminino, direitos femininos, literatura feminina, e também sobre mundanismo, moda, comportamento, hábitos femininos, Lima destila permanente ironia crítica sobre a mulher, de outro no retrato das mulheres elaborado em seus romances, novelas e contos, em que mostra-as sempre com atitude e comportamento progressistas , elas são superiores aos maridos (exemplos de Olga e Edgarda em Triste fim de Policarpo Quaresma; Clara e Castorina em Clara dos Anjos; Efigênia em O cemitério dos vivos; Cecília de Diário íntimo , Cló, Adélia, Lívia em Histórias e sonhos; muitas outras em contos, etc).Além domais, esse suposto ‘antifeminismo’ barretiano teve sua contrapartida significativa: em alguns escritos, a propósito de julgamentos de crimes ditos passionais,Lima Barreto  defendia veementemente a mulher e atacava os homens, os advogados e juízes que “se atribuem direitos sobre a vida das mulheres, direitos reconhecidos por júris que os absolvem, numa  série de artigos e crônicas  denunciando crimes de uxoricídio, nos quais homens matavam “mulheres infiéis”— e pior eram absolvidos nos julgamentos por “legítima defesa da honra”— em que ele ataca os homens “que se atribuem direitos sobre a vida das mulheres” e defende intransigentemente a mulher “que são “como todos nós, sujeitas, às influências várias que fazem flutuar as suas inclinações, as suas amizades, os seus gostos, os seus amores".
o anti-feminismo barretiano
 Casamento, adultério feminino, divórcio, uxoricídio constituem pressupostos à suposta - e equivocada - posição ‘anti-feminista’ de Lima Barreto. Opunha-se, isso sim, às forma,métodos,práticas e posturas do movimento feminista da época.
O movimento feminista brasileiro, iniciado no fim da década de dez séculos, antes de surgir como um bloco coeso, dividiu-se já em suas origens em algumas ramificações cada uma delas com líderes próprios e com algumas reivindicações idênticas e outras particulares, verdadeiras bandeiras das facções ou, como dizia  Lima Barreto, das “igrejas” ou “seitas”. Eram quatro: a de Mme Chrysanthème que “quer, para a mulher, a plena liberdade do seu coração, dos seus afetos, enfim dos seus sentimentos” (crônica “No ajuste de contas”); a liderada por Deolinda Daltro, denominada “Partido Republicano Feminino”, propugnando pelo direito da mulher; a de Bertha Lutz, sob o nome de  “Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher Brasileira” que tinha como bandeira a luta pelo ingresso da mulher na burocracia; e a facção conhecida por “Legião da Mulher Brasileira” que nomeara como presidente de honra a esposa do Presidente da República, d. Mary Saião Pessoa, contando também com o apoio da Igreja Católica. Lima Barreto reduzia as facções a duas: o feminismo sufragista e o feminismo burocrático; o primeiro de “propriedade” de Deolinda Daltro (que aparece como Deolinda nas crônicas; e na novela Numa e a ninfa, como a personagem  Florinda Seixas)  e o segundo de Bertha Lutz ; à entidade de Mme Chrysanthème não dava muita importância e quanto à “Legião da Mulher Brasileira” se restringia a ironizar o caráter oficial da entidade.
Deolinda Daltro e  Bertha  Lutz eram os maiores objetos das críticas – contundentes, irreversíveis – de Lima. Com tais ‘lideranças’, dizia Lima, as reivindicações feministas de sua entidade não estavam a propugnar por uma elevação da mulher, mas voltadas unicamente para elas, preocupadas apenas em  pleitear o direito de voto  para que uma faixa da elite pudesse usufruir das vantagens que estavam limitadas à cúpula política masculina. Até porque Lima não via no voto um elemento por meio do qual pudesse ser reformada a situação na Republica Velha – portanto o que as feministas pleiteavam pouco significava, era  mera acomodação ao sistema montado, ao qual ele nunca deixou de se opor. A denúncia de Lima contra o movimento feminista centrava-se em sua conivência com as práticas políticas de então, em termos de  corrupção, favorecimento, clientelismo, oportunismo.
Além do mais,e isso para Lima constituía questão crucial, o feminismo, como então praticado, esquecia-se totalmente da mulher pobre e da mulher negra – ambas, aliás, observava ele, tendo já conquistado lugar de operária, sem movimentos feminista, nas fábricas de tecidos e nas livrarias como empacotadoras de livros.(“Pergunto: esta mulher [uma velha negra] precisou do feminismo burocrata para trabalhar, e não trabalha ainda, apesar de sua adiantada velhice?”- crônica “Voto feminino”).
Neste particular, vale realçar que Lima  não só acatava a profissionalização da mulher -- mas causava-lhe  aversão ser ela realizada com intuitos interesseiros, circunscrita a benefícios para poucos e  no  proteger os já privilegiados; acusava “a maneira irregular e ilegal que tem presidido o provimento desses cargos,por moças e senhoras” (crônica “Voto feminino”)  -- não lhe negando  capacidade e condições de exercer um cargo público, por exemplo; como também propunha o aumento do número de Escolas Normais para que as mulheres tenham melhor educação e com isso pudessem  desempenhar papel importante na formação da criança, quer na escola, quer em casa (cf. crônicas do grupo “Educação feminina” e em “A poliantéia das burocratas”)..
Desse modo, segundo ele, as proposições profissionalizantes e eleitoreiras dos movimentos feministas apenas tinham em vista dar possibilidades de realização aos atributos menos importantes da mulher e  como bandeira a aspiração do menos elevado, fazendo a mulher simplesmente obter igualdade aos medíocres que compunham o sistema.Para Lima,  e sua concepção tão elevada da mulher, ela atuando junto ao homem, as exigências do feminismo só podiam ser encaradas como rebaixamento da condição feminina, portanto, censuráveis.
Em outro viés, enfatizando a deterioração do casamento como motivo do aviltamento da mulher, só reconheceria grandeza no movimento feminista da época se atacasse esse problema central: não o fazia,  ignorava-o. – “(...) contra tão desgraçada situação de nossa mulher, edificada com a estupidez burguesa e a superstição religiosa, não se insurgem os borra-botas feministas que há por aí (...).-crônica “Voto feminino”).
Lima Barreto  não via no movimento feminista nada de grandioso, de heróico, de superior, mas sim uma articulação feminina burguesa para meramente conseguir, por meios não legais, cargos públicos, onde a mulher, em lugar de realizar a sua natureza mais nobre, iria ter a possibilidade de exercitar o seu lado, segundo ele, mais vulgar. Via o movimento como eminentemente elitista, que nada mais buscava além de estender às mulheres os privilégios de que gozavam os medíocres que compunham o sistema. Sem o mínimo pendor social, limitava-se tão somente a reivindicar  direito a voto e a cargos públicos, constituía-se em aglutinação para tentar obter a extensão às mulheres das regalias de que gozavam os membros masculinos dos grupos dominantes.
De notável e inquestionável consciência social, avesso a qualquer forma de autoritarismo, intransigente  denunciante do drama das minorias no Brasil do final do século XIX --  negros e mestiços excluídos do mercado de trabalho no período pós-abolição, a exploração dos operários – Lima Barreto tratou com vigor a opressão contra as mulheres, não as que ele chamava “burguesa republicana alienada”,mas principalmente as humildes, pobres, algumas delas mulatas, submetidas a uma sociedade machista e injusta, submissas a pais ou padrastos ou irmãos, ou maridos ou noivos ou namorados dominadores e agressivos, a patrões e senhores exploradores,e em especial carentes de oportunidades de educação e limitadas a formação educacional e cultural insuficiente, alijadas de círculos sociais.

Nenhum comentário: