sábado, 7 de julho de 2012

Fla- Flu , no futebol e na literatura


a propósito do centenário do clássico – que segundo Nelson Rodrigues, “nasceu 40 minutos antes do Nada”
Fla- Flu , 100 anos – e também aniversário da primeira invasão de campo,liderada por Coelho Neto.

Torcedor apaixonado do Fluminense (paixão também centenária: 1912) – e tinha os quatro  filhos praticantes do esporte pelo clube (o mais velho, Preguinho, foi o mais famoso, campeão carioca em 1933, 1937 e 1938, e autor do primeiro gol brasileiro em copas do mundo,em 1938; outro dos filhos, também ídolo no Fluminense,  Mano morreu em 1921 devido a um acidente de jogo durante  jogo contra o Andaraí) – Coelho Neto comparecia a todos os jogos do clube, sempre em estado de vibração e fanatismo,e simplesmente promoveu a primeira invasão de campo do futebol brasileiro, em 1916, num ... Fla – Flu ,  a notícia estampada no dia seguinte.
                                                                     Foot-ball  : os jogos de ontem
                                                                     Gazeta de Notícias,23.10.1916  
Foi suspenso por invasão de campo, o match Fluminense - Flamengo
 É profundamente desagradável para nós termos que registrar os fatos vergonhosos desenrolados ontem à tarde, no ground da rua Guanabara, por ocasião da partida de campeonato, entre os primeiros times do Fluminense F. Club e o C. R. do Flamengo.
O público, este nosso público desportivo que de quando em vez julga ser desairoso um dos quadros que combatem conformar-se com as decisões do juiz atuante, invadiu hostilmente o campo, quando os dois times se defrontavam aguardando que os assobios estridentes dos arruaceiros tivessem fim.
Mas não parou ai a saciedade dos assistentes: em massa, brandindo juncos, investiram para o sr. Guilherme Witte, o juiz do match, que, graças à intervenção enérgica e imediata dos diretores do Fluminense, nada sofreu.
A origem dos distúrbios partiu de uma decisão, quiçá irrefletida, do sr. Witte.Punindo um penalty contra o Fluminense, Sidney foi o encarregado de batê-lo; a bola passou sobre as barras do gol de Marcos, perdendo-se em off-side. O referee, porém, anulou o penalty ordenando um segundo, e isso porque Paulo Buarque, jogador do Flamengo, achava-se no interior da área de penalidade, quando a bola foi impelida, desrespeitando deste modo o texto das regras de football adotadas pela Liga Metropolitana.O segundo penalty, atirado por Riemer, resultou em um goal para o clube de regatas.Retornou a bola ao centro, alinhando-se as equipes à espera de uma nova saída.
Estrugiram de todos os cantos as vaias ao referee, anormalidade esta que se prolongou cerca de dez minutos, sem que qualquer reação, se fizesse sentir, terminando pela invasão completa do campo, com prejuízo para a boa marcha da partida, que foi suspensa imediatamente.
Não queremos criticar a opinião abalizada do sr. Guilherme Witte. Entretanto, julgamos de toda a infelicidade a sua deliberação.
Se Paulo Buarque se achava na área de goal antes de ser batido o penalty, era da competência e dever do juiz chamá-lo à ordem. Se Paulo Buarque investiu após soar o apito, colocando-se, mesmo antes de Sidney chutar em goal, frente a frente de Marcos, a punição deveria recair sobre o team do Flamengo, mas nunca contra o Fluminense, que não podia ser castigado pela infração de um jogador adversário.
 Conhecemos o alto grau de desprendimento, acima de qualquer suspeita, com que Guilherme Witte costuma dirigir um match. O cochilo de ontem, porém, foi sensível demais, por isso que vem desfazer o resultado de uma luta, de grande responsabilidade no campeonato, empatado até então.
O jogo, em suma, pelas recentes leis da Metropolitana, tem que se realizar novamente, em campo neutro.

[excerto de meu livro, Lima Barreto versus Coelho Neto: um fla-flu literário(Difel,2010)]

Nenhum comentário: