sábado, 29 de dezembro de 2007

Brasil, monarquia


morreu ,na quinta-feira,27, d. Pedro Orleans e Bragança, que seria o herdeiro natural do trono brasileiro, se vivêssemos(ou se reativada—como propugnam alguns) numa monarquia.

¤ E se o Brasil fosse uma monarquia?

quem responde é Fábio Wanderley Reis, cientista político e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG : “pouco mudaria -- o Poder Moderador representaria custos a mais para o país, encenaria um papel apenas simbólico para a sociedade e seria mais um atrativo para a corrupção”.

como seria o Brasil se tivesse permanecido monárquico?
۩ Fábio Wanderley Reis - Não acredito que haveria grande diferença. Certamente os fatores que fazem a dinâmica econômica e social da vida brasileira não seriam afetados de modo importante. O que aconteceu na Proclamação da República, a monarquia pagando as conseqüências do fim da escravidão, provavelmente ocorreria em outras circunstâncias. Quando houve [em 1993] o plebiscito para escolher monarquia, de um lado, e de outro a disputa entre presidencialismo e parlamentarismo, havia gente defendendo a sério a monarquia, apontando o caso britânico como exemplo de democracia. Eu respondia: "Se me dessem a Inglaterra, não precisaria de monarquia nem de rei para fazer uma democracia". Com o legado complicado que temos, em particular o escravista, dificilmente teríamos um fator benigno na manutenção da monarquia.

há quem a defenda argumentando que a nobreza não tem interesse em corrupção. Ficaram exemplos disso?
۩ Fábio - Não acredito que a nobreza não seja corrupta por definição. Ser nobreza é garantia de uma condição socioeconômica, mas isso não a isenta. Eles não são feitos de outra massa, o sangue não é realmente azul. É uma questão de oportunidade.

o que seria diferente?
۩ Fábio - Teríamos um aparato estatal envolvendo a monarquia. A família real seria mantida pelo erário público, com alguma função simbólica. Mas a suposição de que duraria até hoje é precária; a monarquia era candidata perene a ser vítima das turbulências sociais e econômicas do período e posteriores.



Nenhum comentário: